17.05.2025 – Final da Taça de Portugal Feminina
Olá Comunidade!
Como sabem, fomos selecionados para participar na angariação de fundos no próximo dia 17 de maio. Seguem abaixo as informações da atividade:
- Ponto de encontro: Sede, às 8h00 (não pode haver atrasos)
- Regresso: Sede, 18h00 ou 19h00 (como ficaremos a assistir ao jogo, dependerá de haver prolongamento ou não)
- O transporte será assegurado por 1 carro da equipa de animação e 3 carros dos pais (está a ser organizado no grupo dos pais)
- Todos os escuteiros devem ir fardados e levar um par de ténis brancos.
- A organização assegura a alimentação ao longo do dia (almoço + reforço)
- Após o início do jogo, recolhemos os nossos pertences e passaremos para a bancada
- Nós seremos responsáveis pela presença do número de inscritos, sendo que por cada elementos que falte, será descontado o pagamento de 1 que participe.
Programa oficial do evento:
- 09h00 | Check-in no Complexo do Jamor
- 10h00 | Ensaio geral no Estádio Nacional
- 12h00 | Almoço (distribuição de lunch boxes)
- 12h45 | Preparação para a cerimónia (t-shirt, calção e meias brancas)
- 13h30 | Saída para o Estádio
- 14h00 | Posicionamento dos figurantes
- 14h45 | Início da cerimónia + Hino Nacional
- 15h00 | Início do jogo
- 17h00 ou 18h00 | Regresso a casa
03.05.2025 – S. JORGE
Olá Comunidade!
Este sábado teremos o S. Jorge em Alverca. Aqui estão as informações da atividade:
Mensagem da Região:
“Todos estão convocados! Desde os destemidos Guardiões (Lobitos), aos sábios Mestres (Exploradores), passando pelos lendários Cavaleiros da Ordem de Al-Bherka (Pioneiros) e por aqueles que ousam desafiar a Rainha dos Dragões (Caminheiros). Todos têm um objetivo comum: superar desafios, conquistar a Armadura de São Jorge e recuperar o seu poder lendário. Não fiques em casa! Junta-te a nós nesta primeira edição do Dragon Master e prova o teu valor nesta missão única.
Descobre quem terás de ser para superar os desafios aqui! Será que tens a coragem de um Guardião? A sabedoria de um Mestre? Ou a ousadia de quem procura a Rainha dos Dragões? Espreita já o primeiro desafio que te espera e prepara-te para este grande dia! O teu tempo começa…. 01.07.15.18.01.”
Informações Gerais
- Ponto de encontro: Parque do Mercadona de Alverca, às 7h30
- Regresso: Mesmo local, às 19h00
- No início da atividade deverão comparecer devidamente uniformizados
Programa da atividade:
- 8h00 – Check-in
- 9h00 – Cerimónia de abertura + Conselho de Guias
- 10h30 – Grande Jogo “Cavaleiros da Ordem de Al-Bherka”
- 12h00 – 14h00 – Almoço e Feira “A Praça do Dragão”
- 16h00 – Check-out | Fim do Grande Jogo | Avaliação “a quente”
- 16h30 – Eucaristia
- 17h30 – Cerimónia de Encerramento
- 19h00 – Regresso
Material a levar:
- Colete refletor
- Almoço e lanches
- Cantil com água
- Chapéu / boné
- Impermeável
- Caderno de caça e caneta
Coisas a preparar :
Cada equipa terá que levar um escudo, preparado de acordo com as indicações deste documento.
Imaginário:
Cavaleiros da Região de Lisboa têm uma missão épica pela frente: derrotar o dragão e recuperar a lendária Armadura de São Jorge. Para isso, terão de enfrentar uma série de desafios ao longo do dia, entre os diferentes postos, que testarão a sua coragem, inteligência e trabalho em equipa.
Cada equipa de cavaleiros terá de superar obstáculos e competir contra outras equipas, usando criatividade, estratégia e o verdadeiro espírito de competição. Com seis jogos diferentes, haverá desafios que exigem esforço físico, empatia e, principalmente, ligação à comunidade.
Mas não será fácil! Para chegar ao confronto final com o dragão e reivindicar a armadura, as equipas precisam acumular energia, que só será conquistada ao completar os desafios com sucesso. Cada vitória nos postos traz um passo mais perto de derrotar o dragão e conquistar a Armadura de São Jorge. Junta a tua equipa de cavaleiros e vem lutar para derrotar o dragão! Utiliza a tua mente, a tua estratégia e o melhor espírito de equipa para conquistar esta vitória épica!
Dinâmica
O jogo será um jogo de vila, desafios obrigatórios (inspirados no “Taskmaster”).
- O jogo é iniciado, ainda na arena, onde as equipas terão o lançamento do jogo.
- Não existe nenhuma rotação definida, nem ordem obrigatória de passagem pelos postos – ficará ao critério/estratégia de cada Equipa
- O Grande Jogo estará dividido em 6 Postos, cada um correspondente a uma das 6 áreas de desenvolvimento (FACEIS). Em cada um dos 6 postos existirá um jogo de confronto direto com outra Equipa – chamada “Equipa Prima” (que terá de ser de outro Agrupamento)
- Para poderem jogar em cada um desses postos, precisarão de energia. Para isso, existirão três desafios associados a cada área (FACEIS) e só poderão jogar num determinado posto depois de completar quaisquer dois desses três desafios da mesma área.
- Se forem ainda mais corajosos e ousados e realizarem os três desafios de uma área antes de se dirigirem ao respetivo posto, serão recompensados com um bónus.
- Os desafios serão colocados num padlet para partilha entre todos os Pioneiros/Marinheiros.
- Não haverá percursos definidos. As equipas deverão organizar-se para chegar aos postos com outra equipa prima. Caso não consigam jogar de imediato num posto (por falta de vaga, por exemplo), poderão continuar a realizar desafios na comunidade local
- Quando acabar o período de jogo, todas as equipas terão de efetuar o “check-out” em local identificado na base arena, entregar o cartão de jogo, mostrar o seu Escudo (1º desafio) e derrotar o dragão.
- Pontuação:
- 3 desafios de uma área – 25 pontos
- Jogos nos postos – máximo de 50 pontos (total = 300 pontos)
- Escudo (validado no check out) – 50 pontos
- Durante o check-out, o guia de cada equipa deverá entregar o cartão de jogo aos animadores. Além disso, serão fornecidos a cada Guia autocolantes de várias cores. As equipas serão convidadas a colar num papel de cenário com colunas (jogos, desafios, feira, relação com animadores e relação entre equipas), a cor que atribui a cada item, segundo a escala definida:
- Autocolante verde: muito bom
- Autocolante amarelo: satisfatório
- Autocolante vermelho: a melhorar
Até sábado! 🙂
25 a 27.04.2025 – Empreendimento Serra da Estrela
Olá Comunidade!
Prontos para o episódio especial “Taskmaster na Serra da Estrela“? Então prestem bem atenção às seguintes informações:
- Ponto de encontro: Sede, 6ª feira, às 6h00
- Local: A atividade será na Covilhã, com base no Paul
- Chegada: Sede, domingo, 18h00 (a confirmar)
- Custo da atividade: 25€
- No início da atividade deverão comparecer devidamente uniformizados
Programa da atividade:
- 6ª feira
- Concentração na Sede e viagem
- Jogo de vila na Covilhã
- Deslocação para o Paul
- Desafio Culinário
- Noite Mística
- Sábado
- Caminhada matinal (Paul)
- Desafio Paul
- Gala Taskmaster
- Domingo
- Desafio Neve
- Regresso
Material a levar:
- Material habitual para acantonar
- Marmita + caneca
- Caixa para comida / tupperware
- Almoço e lanche para 6ª feira
- Cantil com água
- Chapéu / boné
- Protetor solar
- Agasalho + luvas
- Calças quentes + calças impermeáveis (ou calças neve, quem tiver)
- Calçado confortável para caminhar
- Colete refletor
Coisas a preparar :
- Cada equipa terá que levar uma caracterização de acordo com a sua “personagem”:
- Equipa Gago Coutinho: Madalena Abecasis
- Equipa Fernando Pessoa: Cândido Costa
- Equipa D. Dinis: Toy
- Cada equipa deve trazer 1 cravo vermelho por elemento + 1 cravo extra por equipa, feitos por vocês, que possam ser usados na roupa durante o dia e sem comprometer o uso do uniforme. Os cravos serão avaliados de acordo com os seguintes critérios:
- Criatividade
- Uso de materiais reciclados e/ou reutilizados
- Durabilidade ao longo do dia
- Beleza
Até Sexta! 🙂
8-9.03.2025 – Lançamento Empreendimento
Olá Comunidade!
Este fim de semana teremos a nossa atividade para o lançamento do Empreendimento, que funcionará nuns moldes um bocadinho diferentes do habitual.. 😉
Programa da atividade:
- sábado à tarde: cada equipa organiza-se para, em conjunto, preparem os alimentos do jantar (ver abaixo), por isso não haverá reunião na Sede
- sábado, 20h00: concentração na Associação da Chã (link Google Maps)
- sábado, 20h30: Jantar Colorido – cada equipa levará uma parte do jantar, que terá de ser de uma determinada cor (os pormenores serão dados aos Guias das equipas)
- sábado, 22h00: Momento convívio em Comunidade
- domingo, 9h30: Projeto Empreendimento
- domingo, 13h00: Regresso a casa
Não esquecer:
- Preço da atividade: 3€
- Alimentos confecionados em equipa
- A levar:
- Material habitual para acantonar (esteira/saco-cama)
- Marmita + tigela/prato fundo + caneca
- Ideias e boa disposição!
Até sábado!
8-9.03.2025 – PIONUC (cancelado)
Olá Comunidade!
Aqui estão as informações provisórias para o Pionuc:
- Ponto de encontro: Estação de Vila Franca de Xira, às 6h45
- Local: O acampamento será no Parque do Bonito, no Entroncamento
- Custo da atividade: 30€ (15€ para Pionuc + 15€ para comboio)
Programa da atividade
- Sábado
- 7h00 – Transporte até ao Parque
- 9h00 – Início da atividade
- 9h30 – Construções (mesa em Comunidades Irmãs e abrigo)
- 11h00 – Inicio dos ateliers e jogos (Escape Room/Labirinto com pistas para saírem da Mansão)
- Almoço (de casa)
- 17h00 – fim dos ateliers / lanche / preparação do fogo de conselho e da cozinha selvagem
- Jantar – Cozinha Selvagem
- 21h30 – Fogo de Conselho
- Grande Silêncio
- Domingo
- 8h30 – Alvorada, pequeno-almoço, desmontagem abrigos
- 10h00 – Got Talent (com música Karaoke, entre apresentações)
- 12h30 – Almoço
- Desmontagem das mesas
- 14h30 – Preparação para a Eucaristia
- 15h00 – Eucaristia
- 16h15 – Saída de campo
- 19h00 – Chegada a Vila Franca de Xira
Coisas a preparar (até dia 6 março) :
- Talento para o Got Talent (a ser preparado antes da atividade)
- Escolha de 1 música para o Karaoke
- Planear como construir os abrigos da nossa Comunidade
- Material a levar:
- 1 bidão por Comunidade
- Material para construir o abrigo
- Material para construções (machado, serra, sisal, ..)
22.02.20025 – Dia de BP
Olá Comunidade!
O Dia de BP está quase a chegar e por isso aqui ficam as informações importantes para a IIIª:
- Ponto de encontro: o mesmo que para todo o Agrupamento – ver na página inicial
- Leiam bem as Regras do Raid e o Documento de Orientação
- Material a levar:
- colete refletor (para todos)
- material de orientação
- mini-manual de técnica escutista
- cantil com água
- almoço
- impermeável
CANCELADO – 07.02.2025 – Raid Noturno
Olá Comunidade!
Esta 6ª feira teremos mais um desafio do Taskmaster, desta vez em modo noturno. Prestem bem atenção às informações que estão aqui partilhadas!
Informações gerais:
- Início: 6ª feira, às 21h30, na Sede
- Fim: Sábado, às 4h30, na Sede
- Não haverá reunião à tarde
Não esquecer:
- Cantil com água
- Lanche / reforço alimentar
- Calçado confortável para caminhar
- Agasalho
- Colete refletor
- 2 lanternas por equipa (de preferência 1 com luz branca e 1 com luz vermelha)
- Kit de orientação por equipa (bússola, escalímetro, régua)
Até Sexta! 🙂
18.01.2024 – TM – Escape Room
Olá Pioneiros!
No próximo sábado, 18 de janeiro, iremos ter mais um desafio TaskMaster – o Escape Room! Prestem atenção às seguintes informações:
- Ponto de encontro: 11h45, na Sede
- A chegada está prevista no mesmo local, às 15h15 (a atividade termina a esta hora, não havendo reunião depois)
- Como a atividade irá acontecer durante a hora de almoço, façam um reforço alimentar antes de irem (não se pode comer durante o jogo, no entanto podem por ex. levar uma barrita ou algo simples para comer antes ou depois)
- Preço da atividade: 10 €
- Vamos uniformizados, sem camisa
Depois receberão mais instruções. Afiem as vossas mentes e até sábado! 😉
30.11.2024 – ForGuias
Olá Comunidade!
Este fim de semana teremos o Banco Alimentar (turnos aqui) e os guias/sub-guias terão a atividade de formação do Núcleo – o ForGuias (em Vialonga), pelo que não haverá a reunião habitual às 15h.
Informações sobre o ForGuias:
- A equipa de animação tem boleia disponível para todos – o ponto de encontro é no café Kénia, às 7h45
- Horário da atividade:
- 08h30 – Check In e Abertura
- 09h30 – 10h30 – Eucaristia em Núcleo
- 11h30 – 18h00 – Tempo em Secção, incluindo os módulos de formação e eleição do Guia de Núcleo
- 18h00 – 18h30 – Encerramento
- Ir devidamente uniformizado, incluindo camisa
- Levar almoço, lanche e garrafa com água
- Caderno (para tomar apontamentos)
- Custo da atividade: 0€ (sendo uma atividade de formação, o custo é suportado pelo Agrupamento)
Boas atividades!
23.11.2024 – Aniversário do Agrupamento
Olá Comunidade!
Para comemorar os 44 anos do nosso Agrupamento 272 (22 nov) iremos ter uma atividade em Agrupamento. Assim, é para irem uniformizados com camisa e atividade terá o seguinte horário:
- 14h00 Concentração na Sede, para um jogo de vila em patrulhas verticais
- 17h30 Tradicional lanche do escuta
- 18h00 Catequese
- 19h00 Eucaristia de Agrupamento, com a imposição dos Guias
- 20h00 Cantar os parabéns ao 272 e divulgação de classificação dos jogos
Até sábado, às 14h!
16.11.2024 – Missão #1 – Aprender e Jogar
Olá Comunidade!
Este sábado teremos atividade de dia inteiro, onde teremos a oportunidade de aprender coisas novas, preparar o nosso vídeo e conviver em Comunidade. Tomem nota:
- Horários:
- Início: 9h, no Abrigo
- Fim: aprox. 23h30, no mesmo local
- A levar:
- Custo: 2,50€
- Almoço frio
- Copo
- Material para as filmagens
- Material de orientação, por equipa (bússola, escalímetro, régua)
- Uniforme de sábado (sem camisa)
- Impermeável
- Se quiserem, uma almofada ou algo do género, para ficarem mais confortáveis na sessão após o jantar 😉
- Boa disposição!
Até sábado!
26/27.10.2024 – Atividade de Entru_ada no Azul
Olá Pioneiros e Pais!
Este fim de semana teremos a nossa primeira atividade do ano, onde iremos arregaçar mangas, organizarmo-nos e sonhar com este ano (com alguma folia à mistura :)).
Informações Gerais:
- Início: sábado, 26 de outubro, às 8h45, no Terminal Rodoviário do Sobral
- Fim: domingo, 27 de outubro, às 12h00, em Torres Vedras (a localização exata será partilhada mais tarde no grupo dos pais)
- Custo da atividade: 15€
- No início da atividade deverão comparecer com a farda habitual de sábado (a camisa vai guardada na mochila)
Não esquecer:
- Material habitual para acantonar (esteira/saco-cama)
- Camisa do uniforme (dentro da mochila)
- Impermeável
- Cantil
- Marmita + caneca
- Mochila pequena
- Colete reflector
- Almoço de sábado
- 1 adereço de Carnaval
- Ideias e boa disposição!
05.07.2024 – Empreendimento Sesimbra
Olá Pioneiros e Pais!
Este fim de semana teremos o nosso Empreendimento, a nossa última atividade do ano, que esperamos que seja especial! Para que tudo corra pelo melhor, chamamos a vossa atenção para o seguinte:
Informações Gerais:
- Início: 6ª feira, 5 de julho, às 18h30, na Sede
- Fim: Domingo, 7 de julho, às 20h00, na Sede
- Custo da atividade: 15€ / 45€ (dependendo da participação na angariação de fundos)
- No início da atividade deverão comparecer devidamente uniformizados
- Para esta atividade terão que levar esta autorização preenchida e assinada – Autorização
Não esquecer:
- Material habitual para acampar
- Agasalho
- Fato de treino
- Chapéu / boné
- Protetor solar
- Fato de banho, toalha, chinelos
- Sapatos para a água (se tiverem)
- Toalha de praia
- Cantil
- Marmita + caneca
- Lanterna
- Jantar de 6ª feira
17.05.2024 – Linhas que nos Unem
Olá Pioneiros e Pais!
Este fim de semana teremos um acampamento especial – uma atividade conjunta com Pioneiros do Sobral, de Azambuja, da Azueira e de Igreja Nova, com o tema das Linhas de Torres (daí o nome “Linhas que nos Unem”). Para que tudo corra pelo melhor, chamamos a vossa atenção para o seguinte:
Informações Gerais:
- Início: 6ª feira, 17 de maio, às 21h30, na Coletividade de Fetais (Link Google Maps)
- Fim: Domingo, 19 de maio, às 17h00, no Forte do Alqueidão (Link Google Maps)
- Custo da atividade: 20€
- No início da atividade deverão comparecer devidamente uniformizados
Não esquecer:
- Material habitual para acampar
- Agasalho / impermeável
- Chapéu / boné
- Calçado apropriado para raid
- Cantil
- Marmita + caneca
- Mochila pequena
- Colete reflector
- Lanterna
- Material de orientação (por equipa)
- Manual escutista
- Algo para cear na 6ª feira
- Papel higiénico
04.04.2024 – ACANUC
ACANUC – informações gerais (abrir)
Informações p/ a IIIª Secção:
- Muita atenção ao material necessário por Secção – ver informações gerais acima!
- Torres de vigia:
- Cada Comunidade terá 25 varas de 2,5m para a construção
- Este jogo será um jogo contínuo durante as 3 noites do ACANUC, em que cada Comunidade terá que se defender do roubo de objetos que estarão na torre, que só pode ocorrer entre as 00h e as 7h;
- As pontuações do ACANUC serão por Comunidade – as atividades em equipa contarão de forma ponderada para a pontuação da Comunidade
- Para além do material habitual para acampar, não esquecer:
- fato de banho
- roupa para estragar/sujar (fato de banho velho, roupas velhas, etc)
- colete refletor (para todos)
- material de orientação
- mini-manual de técnica escutista
- cantil com água
- almoço e lanche para 5ª feira
- chapéu
- impermeável
- Meias de Bounce (quem tiver)
- Luvas de jardinagem
- 3 sacos de compras por equipa
- Tupperware por elemento
24.02.2024 – Dia de B.P. + PioNuc
Avisos importantes:
- Ponto de encontro: sábado, às 8h00, no parque combinado para todo o Agrupamento – ver mapa na página inicial
- Regresso: domingo, às 17h00, no Parque do Cevadeiro (pais vão buscar)
- Leiam bem as Regras do Raid e o Doc de Orientação
- Haverá um local fechado para guardar as mochilas grandes, durante o dia de sábado.
- Dada a limitação do único ponto de água, não será possível lavar a loiça, por isso a cantina do jantar de sábado será guardada e lavada em casa
- Dada a limitação de tempo e chuveiros disponíveis, ficou decidido que ninguém irá tomar banho na atividade
- Para além do material habitual para acantonar, não esquecer:
- colete refletor (para todos)
- material de orientação
- mini-manual de técnica escutista
- cantil com água
- almoço para sábado
- impermeável
Horários:
- Horário do Dia de BP:
- 08h30 – Check-In (1 por Agrupamento + 1 para os Pais)
- 09h00 – Abertura
- 10h30_16h30 – Tempo de secção
- 16h45 – Encontro do porta-estandarte de cada agrupamento
- 17h – Eucaristia/Entrega de Prémios/Encerramento em Núcleo
- 19h30 – Final da Atividade
- Horário do Pionuc:
- sábado
- 20h00 – Jantar
- 21h30 – Início do momento da noite
- 24h00 – Silêncio
- domingo
- 08h00 – Alvorada
- 08h30 – Pequeno-almoço
- 09h30 – Tempo de jogo
- 12h30– Almoço
- 13h30 – Tempo de jogo
- 16h00 – Avaliação, entrega de prémios e encerramento
- 17h00 – Final da atividade
Construir estandarte de Comunidade
Grito (link para o áudio)
“Somos Pioneiros,
Vivemos a sonhar
Em Solarius acreditamos
Cor azul do céu e mar
Na construção da Igreja,
Com S. Pedro e BP
Na sua pista caminhamos
Construtores queremos ser
Somos Pioneiros,
Vivemos a sonhar
Em Solarius acreditamos
Cor azul do céu e mar
Somos Pioneiros!”
Lema (link para o vídeo)
“Enquanto o corvo voar, a IIIª vai reinar!”
26.01.2024 – Raid Noturno
Olá! Esta 6ª feira teremos raid noturno, onde iremos “Em Pista com BP”. Prestem bem atenção às informações que estão aqui partilhadas!
Informações gerais:
- Início: 6ª feira, às 23h30, na Sede
- Fim: Sábado, às 8h00, na Sede
- Custo da atividade: 2€
- Não haverá reunião à tarde
Não esquecer:
- Cantil com água
- Caneca/copo
- Lanche / reforço alimentar
- Calçado confortável para caminhar
- Agasalho
- Colete refletor
- 2 lanternas por equipa (de preferência 1 com luz branca e 1 com luz vermelha)
- Kit de orientação por equipa (bússola, escalímetro, régua)
Até Sexta! 🙂
02.12.2023 – Banco Alimentar
No próximo sábado será a campanha do Banco Alimentar e os Pioneiros ficaram com o dia de sábado. O objetivo é que cada turno tenha 3 pioneiros + 1 dirigente, por isso façam a vossa inscrição AQUI.
25.11.2023 – Promessas / Aniversário Agrupamento
Olá! Este fim de semana temos iremos ter Promessas de 3 Dirigentes e festejar os 43 anos do nosso Agrupamento.
Os horários serão os seguintes:
- 6ª feira
21h15 – Concentração na Igreja do Sobral, para a Vigília - Sábado:
10:00 – Encontro na Sede para início da atividade
17:15 – Fim da atividade, a tempo de todos irem à catequese
19:00 – Voltamos a encontrar-nos na Igreja do Sobral, para a Eucaristia, com a Promessa dos três novos dirigentes
Avisos importantes:
- Na 6ª feira à noite, é para irem devidamente uniformizados, com camisa
- No sábado
– Levar almoço e cantil com água
– Não se esqueçam de levarem os cilindros de cartão do rolo de papel higiénico.
– Calçado confortável para caminhar
– Colete refletor
– Ir uniformizados, sem camisa. Mas, na Eucaristia, todos devem estar devidamente uniformizados, com camisa.
Até amanhã!
20.11.2023 – Escolha do Empreendimento de Núcleo
Olá! Na próxima semana haverá Conselho de Guias de Núcleo, onde iremos levar o nosso voto para o Empreendimento, assim como sugestões de atividades para o enriquecimento.
Por isso, pedimos que todos vejam as várias propostas, para depois votarmos dentro da nossa Comunidade e definirmos qual será o nosso voto:
- 78 Arruda dos Vinhos
- 272 Sobral de Monte Agraço
- 317 Alverca
- 342 Vialonga
- 513 Alenquer
- 514 Carregado
- 524 Aveiras de Cima
- 773 Póvoa de Santa Iria
- 823 Vila Franca de Xira
- 1008 Forte da Casa
- 1164 Alhandra
- 1280 Arranhó
- 343 Sant’ana da Carnota (não entregou)
- 1382 Azambuja
PF vejam todas as propostas até ao próximo sábado (25